Abdominoplastia: Cicatriz e Dor no Pós Operatório

Quando falamos na cirurgia de Abdominoplastia, logo surgem muitas dúvidas, mas uma das principais dúvidas está relacionada a cicatriz. Por que a cicatriz deve tem que ter este tamanho? Ela ficará visível? Podemos deixá-la menor? Esse é um dos procedimentos que gera muita preocupação com a cicatriz e também com a dor no pós operatório.

Antes de falar sobre a cicatriz e o pós-operatório, vamos falar para quem é recomendada a realização desse procedimento. Basicamente, a cirurgia de abdômen tem um indicação bem ampla.

Mulheres que já engravidaram, pessoas (incluindo tanto homens quanto mulheres) que já tiveram sobrepeso e emagreceram, resultando em flacidez na região do abdômen, são bons exemplos de potenciais candidatos a realizarem a cirurgia de Abdominoplastia.

Após a decisão em realizar esse procedimento, a próxima etapa é agendar uma avaliação com seu médico. Assim você terá a melhor recomendação e a certeza se realmente estão dentro das indicações para realizá-lo. Esse momento é fundamental para tirar todas as suas dúvidas e ficar segura quanto ao procedimento.

Cicatriz Alta ou Baixa? Onde ela vai Ficar?

A cicatriz da Abdominoplastia pode deixar muitas pessoas confusas e até mesmo com medo, sem saberem ao certo onde ficará localizada, se irá incomodar ou ficará perceptível. Como muitas pacientes são mulheres e que já passaram por uma gravidez, seguimos alguns parâmetros quanto a localização da cicatriz e um deles é a região na altura da cesárea.

A dúvida mais comum para quem já realizou a cesárea é se vai ter duas cicatrizes após realizar a Abdominoplastia. O que levamos em consideração é que existe uma distância onde começa e termina a região genital. Esta distância é geralmente de 5 a 7cm, então respeitamos essa distância e fazemos a cicatriz logo acima, de modo que fique harmônico e não haja uma distorção.

Após retirar toda a região da pele em excesso do abdômen e fazer os pontos, se isso for muito próximo a região genital, pode haver uma distorção no visual. Afinal, há uma força tensionando a pele para cima, que pode ocasionar uma modificação da anatomia ideal.

A cicatriz segue em direção horizontal, que geralmente vai próximo aos ossos do quadril. Essa é uma referência que seguimos para toda cirurgia de Abdominoplastia.

É Possível que a Cicatriz da Abdominoplastia Seja um Pouco Menor?

Isso dependerá muito de cada caso. Geralmente possuem a mesma extensão, devido a necessidade de ter a quantidade de pele suficiente para ser retirada.

Se realizarmos a cicatriz com pouca extensão, como por exemplo, de 7 cm, não será possível retirar uma grande quantidade de pele. Assim, o procedimento não terá praticamente nenhum resultado, não sendo satisfatório para você. Quando aumentamos a extensão da abertura, aumentamos a quantidade de pele que pode ser retirada, obtendo um melhor resultado.

Algumas vezes a cicatriz da Abdominoplastia pode ser um pouco menor, mas no momento em que fazemos a sutura e damos os pontos, existe o risco de sobrar pele na região. Essa situação pode prejudicar o visual da cicatriz e para fazer a correção, teremos que realizar uma abertura da cicatriz. Ou seja, fazer uma cicatriz menor na maioria das vezes é ineficaz.

Em termos de tamanho da cicatriz, não se pode, em detrimento do medo ou receio da extensão e aparência, não realizar a cirurgia e deixar esse refinamento corporal de lado. Uma cicatriz, um pouco menor, pode resultar em uma cicatriz de aparência muito inferior. E ainda pode trazer um incômodo muito maior para você, do que 1, 2 ou 3 cm a mais de extensão.

De maneira geral, a tendência é que a cicatriz fique de boa qualidade. A maturação da cicatriz e seu aspecto definitivo, tem um tempo de acontecer, o que leva em média de 1 ano e meio a 2 anos. Durante este período ela vai mudando, mas o aspecto final da cicatriz, com a qual você vai conviver, é após 2 anos da cirurgia.

Comentários


Parceiros

onde estamos

Newsletter

Receba nossas novidades e promoções!

PLUG21